Tenho pensado em como chamar os momentos virtuais com as crianças. Ouço as crianças e também as famílias dizerem “hoje tem aula”, referindo ao virtual. A Maré tem 22 anos de batalha pela desconstrução de métodos, palavras e regras. Nossa práxis zela pelos conteúdos desfragmentados, tempos orgânicos, escuta ativa, aprendizagem significativa, agrupamentos por interesses, não à datas de cortes, não a campainhas, boletins, provas, … Contudo a pandemia parece que colocou holofotes nas tais aulas. O que são aulas afinal? Essa a pergunta eu desejo que esteja na boca das crianças num futuro bem próximo. Isso significará a abolição às aulas.
Eu caraminholava tudo isso naquela semana enquanto preparava o material de Literarte. Poesia e historinha em consonância com os temas dos outros professores. Em tempos de presencial eu costumo levar uma vela, incenso e algo para o paladar, tipo uva passa, damasco ou castanhas. Assim contemplo alguns sentidos, enquanto os ouvidos se preparam para receber aquilo que pretendo esqueça-lhes a alma. (Viva a literatura, né não?) O que tenho levado para as telas nessas narrativas, além do meu amor pelas crianças, é a oportunidade de reelaboração de emoções, reconhecimento da importância da natureza, mitologia e claro, alegria!
03/05/2021 – 9:30hs– segunda-feira. Conectei no grupo do professor Rodrigo. Já estavam lá algumas crianças. Começamos uma conversa solta, enquanto chegavam mais algumas. As crianças sempre têm o que contar, o que mostrar. Basta perguntar-lhes tudo bem aí, e ouvir! Ouvir escutando, respeitando, acolhendo.
9:41hs
Regina: Pronto, vamos começar!
David: Rê, antes de você ler a poesia, posso compartilhar uma tela?
R: Hum, o que é?
D: Uma historinha que o Rô pediu e eu inventei, depois coloquei no Power Point.
R: Que legal! Quero ver, sim.
Ele então, muito satisfeito, compartilhou uma tela com O GATO e o RATO, título de sua criação. E, leu para todos com segurança. Aplaudimos!
R: Agora vou ler a poesia. É da Gabriela Mistral, Onde Tecemos a Ciranda.
Thiago e Lucca têm o livro em casa, correram para pegar. Eu esperei.
Thiago: Podemos ler com você?
R: Sim! Vamos juntos!
Foi lindo!
(ah, quero contar também uma boniteza de outro dia, com o grupo da professora Karina. Antes de eu começar a leitura da historinha e poesia, aconteceu uma conversa sobre natureza, por conta da campanha #eunaomedistanciodanatureza. O assunto caiu em esperança. Rapidinho uma criança fez uma pesquisa sobre o inseto assim nomeado e compartilhou a tela. E, até encontrou a imagem de um grilo-Esperança rosa. A Karina lembrou que o Mário Quintana tem uma poesia com esse título, eu achei rapidinho no google, compartilhei a tela e o Pedro V, de 8 anos, falou: posso ler? E, leu lindamente, com entonação e emoção. Meu coração sorriu.)
O Pedro P, recém chegado de viagem à praia, levantou a mão e quis contar das águas vivas que não queimam, das aulas de surf e do siri que agarrou seu pé. Todos rimos muito, com sua representação das caretas que ele fez na hora do incidente.
R: Isso daria uma história cômica, hein Pepo?!
Bem, mas a historinha do dia era O MENINO MALUQUINHO, do Ziraldo. Uma das primeiras edições desse livro lindo, acho que de 1987, tempos em que eu lia somente para meus filhos.
9:55hs – Comecei a leitura, como sempre enquanto eu leio vou mostrando as ilustrações e, as crianças podem ir desenhando, se assim quiserem. É um combinado para aqueles que tem dificuldade de controlar o corpo e se concentrar. Uma decisão de cada um. Mas no final eu pergunto quem quer mostrar seu trabalho. Os que desenharam, a maioria, faz um reconto através do seu registro. Sai cada desenho lindo e, vou compreendendo as interpretações e entendimentos que cada um tem do enredo.
10:15 – Meu tempo já estava encerrado há 5 minutos.
O Lucca perguntou: Ô, Rê, posso ler um livrinho que gosto muito?
R: Bem, agora é o tempo livre de vocês (eles têm um intervalo das 10:10 até 10:30hs, e depois seguem até 11:10 com o professor do grupo). Eu posso ficar aqui e te ouvir, vou gostar. Os teus amigos podem ser convidados também, mas quem quiser sair tem esse direito, combinado? Rodrigo, tu vais ficar também?
Rô: Sim. Eu quero ouvir!
L: Combinado! Mas, é rapidinho uns 3 minutinhos!
Ele mostrou a capa do livro: A ELEIÇÃO DOS BICHOS, acho que para despertar o interesse dos amigos. Alguns ficaram ouvindo, outros saíram e retornaram depois. Ele leu com desenvoltura, mostrando as ilustrações e dando opiniões no meio. Que potente! Fomos até 10:38hs.
A historinha é muito boa! Quisera que os políticos a lessem e aprendessem com as crianças!
Me despedi contente! Com o que vivi e com o insight sobre minha reflexão inicial. Minha aula não foi aula coisa nenhuma. Disso eu tenho certeza porque tive muita aula em toda minha vida escolar. O que acontece nas telas da Maré está com o nome errado, nossa escola oferece ENCONTROs e não aulas!
Regina Pundek