Ela tem 8 anos. Há 6 anos está na nossa escola. Conhece cada canto, pessoas, rotinas. Nos primeiros dias do Fundamental ela demonstrava certa insegurança e chorava na chegada; dizia que queria ir embora. Problema importante de resolver. Acolhemos, demos carinho, escuta, chamamos a família pra ficar com ela um pouco, pra mostrar que a escola é a mesma, no Infantil e no Fundamental. “Mas agora tem muitas amigas novas, argumentou.”
Aos poucos, ela foi se adaptando, se soltando, fazendo mais e mais amigas e amigos. Agora já lê e escreve até em letra cursiva. Compreende o valor da mediação de conflitos, nos quais raramente se envolve. Compreende também a importância de elencar problemas sociais e ambientais para que possamos buscar soluções em pesquisas e no FAZER. Ela participa de assembleias e discretamente se posiciona, com voz baixinha, mas com boas ideias. A nova gestão da escola tem deixado vazar uma energia de renovo muito gostosa! As crianças têm visto a movimentação e demonstram alegria com as mudanças e a manutenção acontecendo a olhos vistos.
Ontem no horário de tempo livre ela entrou na sala em que trabalho. Abraçou com carinho a mim e a Cátia, pois é sempre assim o seu “Bom dia!”
Depois disse:
– Eu tenho uma coisa pra falar.
– Então, senta e fala, querida.
– Vocês sabem aquele portãozinho lá na saída, perto daquela escada que tem o portão para o lago?
– Sei.
– Lá do lado tem um quadro grande, branco que está vazio. Eu fiquei pensando com a Elis e a gente teve uma ideia. Colocar os nomes de todos os professores da Maré e dos que já foram professores da Maré para as pessoas que chegam ler e saber quem já passou e quem está aqui ainda.
– Uau, que ideia bacana! Vocês pensaram em fazer com a letra de vocês ou pensaram que os adultos farão com letra impressa?
– Não pensamos. Só tivemos a ideia.
– Amei a ideia, D. Vamos fazer isso, sim!
Nesse momento a professora chamou pra irem para a floresta. Nos abraçamos novamente e ela saiu segura e contente.
A Cátia e eu nos olhamos sorrindo, emocionadas. Que situação inusitada e simbólica. Ela está inteira na escola, pertencente! Sabe-se ouvida, considerada e gosta tanto da escola que traz ideias tão genuínas para essa questão que sequer é pedagógica. Está percebendo o todo! A escola é sua! Que lindo! Cada gota importa!
Somos Maré!!
Regina PUndek